O que é Assessoria Jurídica Empresarial? Saiba como funciona!

O que é Assessoria Jurídica Empresarial? Saiba como funciona!

O seu negócio enfrenta problemas judiciais e você já perdeu algumas causas por falta de conhecimento? Você tem dúvidas burocráticas e não sabe a quem recorrer? Então, já está mais do que na hora de contratar um serviço de assessoria jurídica empresarial!

A consultoria auxilia pequenos, médios e grandes empreendedores em questões legais, evitando contratempos com fornecedores, clientes e funcionários. Quer entender quando contratar esse modelo de trabalho é a melhor opção para sua empresa? É só continuar a leitura!

O que é a Assessoria Jurídica Empresarial?

É muito comum gestores de negócios passarem por interposições na Justiça por desconhecimento das leis ou inexperiência no mercado. A assessoria jurídica empresarial tem o papel de orientar continuamente o empreendedor sobre os procedimentos legais. Para tanto, a equipe faz uma análise de contratos e propostas comerciais com o objetivo de prevenir riscos ou atuar na resolução de fatos.

A atuação contínua ainda permite ao advogado analisar o cenário interno da instituição e propor melhorias para favorecer o crescimento do negócio.

Como funciona o serviço?

A assessoria jurídica é regulamentada pela Lei de número 8.906/94. Ela institui a atividade como privativa de advogados, sendo considerada uma atuação duradoura no âmbito empresarial.

Cabe ao profissional repassar orientações para seu assessorado em diferentes momentos, dependendo das suas necessidades. Caso exista uma demanda judicial contra a empresa, por exemplo, o advogado fará a representação e defesa da mesma buscando a melhor solução para o cliente.

Na área preventiva, por sua vez, o advogado tem como responsabilidade orientar o cliente a tomar as melhores decisões com base na legislação vigente e nas consequências de uma ação.

Por exemplo: as startups e as companhias de software lidam com muitas informações sigilosas sobre o desenvolvimento de produtos. Muitos desses dados são relativos ao diferencial de mercado frente aos concorrentes. Por isso, as organizações devem ter mais cuidado para não serem expostas. Nesses casos, o assessor jurídico poderá orientar o empreendedor a criar um termo de confidencialidade, exigindo a assinatura do colaborador no momento de sua contratação.

Quais são as vantagens de contratar uma assessoria jurídica empresarial?

O empresário que não busca o auxílio jurídico corre o risco de enfrentar inúmeros problemas relacionados às questões legais. Em longo prazo, isso pode comprometer o crescimento e a imagem do negócio.

Ao atuar de forma preventiva, o advogado consegue fazer uma análise integral dos aspectos legais da empresa e corrigir eventuais falhas relacionadas ao cumprimento das normas.

Dessa maneira, o empresário evita reclamações trabalhistas, assegura o bem-estar dos colaboradores e mantém a boa reputação no mercado. O profissional ainda consegue orientar o cliente a tomar decisões mais adequadas para o crescimento da empresa, como a fusão com outras companhias ou a busca de sócios. O assessor jurídico também pode dar as devidas orientações ao cliente em casos de sucessão familiar.

Portanto, a contratação de uma assessoria jurídica empresarial é importante para qualquer modelo de negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Quanto antes o gestor se preocupar com as questões legais que envolvem a organização, menores serão os riscos de questionamentos na justiça.

Percebeu que o trabalho do advogado vai além da resolução de pendências na justiça? Ele pode ser um verdadeiro parceiro e propiciar o crescimento da sua companhia.

O escritório de Advocacia Sander & Cella – Direito Empresarial está localizado em Chapecó – Santa Catarina e possui uma equipe especializada de advogados, economistas, contadores e administradores, com o foco em assessoria jurídica empresarial para ajudar os empresários, empreendedores e investidores a promover o crescimento de suas empresas e seus negócios, gerando mais empregos e riqueza para a sociedade como um todo. 

Converse com nossos advogados.

Quer conhecer mais sobre as áreas de atuação de um advogado? Então assine a nossa newsletter e receba orientações em seu e-mail!

Compartilhe nas redes sociais

Andrei Bueno Sander

Advogado inscrito na OAB/SC n.º 15.381, especializado em gestão empresarial pela fundação getúlio vargas, pós-graduando em direito digital e compliance pela damásio educacional. Trabalha na área do direito empresarial, auxiliando empresários e investidores desde o ano de 2000, nas esferas consultiva e contenciosa, alÉm de ministrar aulas como professor universitário e palestras em eventos estaduais e nacionais. Atua tambÉm como administrador judicial em recuperações judiciais e falências e é vice-presidente da comissão de direito digital da OAB – subseção de Chapecó – SC. É investidor anjo, mentor dos programas inovativa Brasil e finep startup e um dos idealizadores do Desbravalley - ecossistema de empreendedorismo, tecnologia, startups e inovação da região oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *