O Family Office é um modelo de assessoria oferecido para famílias com alto patrimônio. Ele é realizado por uma equipe multidisciplinar a fim de minimizar os riscos de investimentos e erros tributários.
Essa metodologia de trabalho é muito útil para as famílias que já não conseguem administrar os recursos por conta própria e precisam de orientações para preservar o patrimônio. Ficou interessado neste serviço? A seguir, explicamos como funciona a atividade!
O que é o Family office?
O Family Office é direcionado para famílias com alto patrimônio financeiro. O trabalho consiste na oferta de uma assessoria completa nas áreas jurídica, contábil e fiscal, bem como orientações sobre as melhores formas de investir o dinheiro.
Esse modelo de assessoria tem como objetivo orientar as famílias com grandes fortunas sobre o uso mais adequado dos recursos financeiros para fazer o dinheiro render mais. Muitas vezes, as equipes multidisciplinares também elaboram relatórios para apresentar os resultados dessas aplicações.
Há ainda serviços que fornecem uma lista completa sobre os principais gastos mensais e orientações para uma melhor gestão patrimonial, auxílio com a gestão tributária e fiscal e planejamento de sucessão da empresa.
Qual é a importância desta assessoria?
O trabalho de Family Office visa contribuir para que o patrimônio das famílias cresça ainda mais. Para isso, os profissionais ajudam a elaborar um planejamento financeiro e também estabelecem medidas de controle orçamentário.
Por que é importante? Não são poucas as empresas familiares que precisaram entrar com pedidos de falência por falhas na administração financeira. A Busscar, montadora de carrocerias de ônibus, era muito importante em Joinville e região.
Ela já foi considerada a segunda montadora desse meio de transporte no país e precisou entrar com um plano de recuperação para tentar pagar os mais de R$1,6 bilhão em dívidas. A companhia, que antes era familiar, só conseguiu se reerguer após a venda para um grupo de investidores.
Outro exemplo catarinense de empresa que já foi muito importante para a economia da região é a Sulfabril. A companhia têxtil foi fundada em 1947 e chegou a ser uma das maiores do Vale do Itajaí. Porém, ela não se adaptou à concorrência internacional e adquiriu dívidas com instituições bancárias. Os donos precisaram vender uma filial e a fábrica passou por diversos leilões, sem que conseguisse encontrar interessados em assumir a dívida de R$50 milhões.
Provavelmente, se essas famílias tivessem procurado o serviço de assessoria antes, teriam conseguido encontrar caminhos mais adequados para manter o patrimônio e dar continuidade aos negócios.
Como funciona o Family Office?
O serviço pode englobar o auxílio em diferentes áreas, sempre focando a manutenção ou ampliação do patrimônio familiar e a continuidade dos negócios. Veja alguns aspectos abordados por esse modelo de assessoria:
- gestão do patrimônio familiar;
- monitoramento dos ativos;
- planejamento financeiro;
- aconselhamento sobre investimentos;
- administração de imóveis;
- planejamento tributário;
- projeção de fluxo de caixa.
Portanto, o serviço consiste na supervisão do patrimônio familiar, análise de mercado e orientações para buscar a ampliação do negócio ou busca de investidores.
Por que contratar o serviço de Family office?
As famílias com patrimônio elevado contratam esse modelo de assessoria para preservar e também ampliar os recursos financeiros. Isso porque chega um momento em que há tantas questões para serem administradas que apenas uma pessoa não dá conta de cuidar de tudo. É aí que entra o apoio de uma equipe multidisciplinar.
O serviço tem o papel de ajudar as famílias com a gestão do patrimônio para que aproveitem a riqueza de forma sustentável. Há também os casos em que se faz necessário preparar os sucessores para a administração empresarial, um processo que leva tempo de aprendizado. Conheça alguns benefícios de contratar o Family Office:
- manutenção da riqueza;
- análise sobre as melhores opções de investimentos;
- mitigação de riscos;
- aconselhamento para a tomada de decisões mais adequadas para o perfil da família.
Enfim, o Family Office é o apoio que muitas famílias de alta renda precisam para gerir o patrimônio de maneira adequada, diminuindo os riscos de falência. Você ainda tem alguma dúvida sobre essa metodologia de trabalho? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas!