Planejamento tributário: 04 ações que não podem faltar na sua empresa em tempo de crise

Planejamento tributário: 04 ações que não podem faltar na sua empresa em tempo de crise

Pode já até já ter passado algum tempo, mas a pandemia ainda está abalando as estruturas da economia mundial e, com isso, muitos empresários continuam correndo o risco de fechar as suas portas. Muito embora o governo tenha concedido algumas medidas para amenizar o impacto dessa situação difícil, a incerteza financeira prevalece com relação à pandemia.

MAS E VOCÊ, O QUE TEM FEITO PARA CUIDAR DA SAÚDE FINANCEIRA DA SUA EMPRESA NESTE TEMPO DE CRISE?

Para te ajudar com essa questão, separamos algumas medidas que precisam ser tomadas.

INVISTA NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Ao fazer o planejamento tributário  da sua empresa, escolhendo as melhores e mais adequadas estratégias, você estará prevenindo, especialmente a longo prazo, possíveis impactos negativos da crise oriunda da pandemia, assim como estará fazendo a economia de valores que, sem o planejamento, seriam gastos.

RECUPERAÇÕES TRIBUTÁRIAS

Tanto empresas que são optantes do simples nacional,  quanto empresas do lucro real e lucro presumido podem adotar procedimentos para reduzir sua carga tributária e compensar valores. Existem diversas medidas legais e que não violam nenhum direito. Apenas são formas de planejamento estratégico, financeiro e contábil.

UTILIZE OS INCENTIVOS FISCAIS

Existem diversos incentivos fiscais, oferecidos pelo governo, que podem ser utilizados pelas empresas para desenvolver sua atividade. Por exemplo, um benefício tributário oferecido pela União em razão do fomento à pesquisa, tecnologia e o aproveitamento da mão de obra, ou um incentivo municipal para ocupação de uma área estratégica de negócios.

Existem muitas formas, basta o empresário verificar se a empresa preenche os requisitos de algum incentivo e como se beneficiar dele.

CONTRATE UM ESPECIALISTA

As ações anteriormente citadas (e muitas outras) exigem conhecimentos específicos nas áreas contábil e tributária. Por isso, é fundamental contar com serviços de consultoria especializada. Assim, um profissional especialista poderá orientar quais são as regras que a sua empresa deve seguir e a melhor forma de aplicá-las ao seu segmento.

Como visto, uma boa organização pode ajudar a sua empresa na redução de gastos e permitir um fôlego nesse tempo de crise. Mas, obviamente, existem outras medidas que podem ser adotadas e se bem geridas podem auxiliar o empresário, também a longo prazo.

Por Aihanna Carolina Baller.

 

A leitura deste conteúdo foi útil? Ficou com alguma dúvida sobre quais medidas adotar na sua empresa para melhorar a gestão tributária? Converse com um de nossos advogados! 

O Escritório de Advocacia Empresarial Sander & Cella – Advogados, com sede em Chapecó – SC, possui uma equipe de advogados especialista em Direito Tributário e pode ajudar a reduzir o impacto dos tributos na sua empresa!

 

  • Aihanna Carolina Baller, Advogada Associada do Escritório de Advocacia Empresarial Sander e Cella – Advogados, especialista em Direito Processual Civil e pós-graduanda em Direito Tributário. Trabalha com assessoria e consultoria na área tributária, planejamento tributário, recuperações de tributos, crimes tributários e execuções fiscais.

 

Compartilhe nas redes sociais

Maria Eduarda Kurek Menegatti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *