O que é holding e qual a vantagem de criar uma?

O que é holding e qual a vantagem de criar uma?

A Holding é uma empresa que atua como controladora de outras empresas. Criar uma holding pode ser uma boa opção para proteger o patrimônio. Ela funciona tanto para controlar ações e capital de um negócio como para fazer a gestão de bens de uma família.

Essa também é uma opção para quem se preocupa com o futuro dos filhos e deseja manter o conforto da família. Quer saber mais sobre os tipos de holding e qual deles se aplica ao seu caso? É só continuar a leitura!

O que é Holding?

O termo vem do inglês “to hold”, que significa manter ou controlar. Sendo assim, uma holding funciona como uma sociedade e tem como objetivo controlar as ações, o capital e a decisão de outros negócios por meio de participações societárias.

Ela pode ter ativos de outras organizações, fundos de investimentos, títulos e imóveis. O principal objetivo dessa holding é manter o controle, ter mobilidade e ter investimentos.

A J&F Investimentos é um exemplo de holding empresarial e controla empresas como JBS, Vigor e Alpargatas S.A.

Tipos de holding

Holding familiar

Esse é um modelo de empresa criado para controlar o patrimônio de uma família, sendo que todos têm participação societária. Assim, se alguma decisão precisa ser tomada é necessário realizar uma votação.

A holding familiar pode ter sua pessoa jurídica como sócia majoritária de outros negócios da família e, por isso, toma as decisões relacionadas à administração e finanças. Um benefício de criar essa holding é que se algo acontecer com algum membro da família, as empresas continuam a ser gerenciadas normalmente. Logo, funciona como uma proteção aos bens de todos os envolvidos.

Holding Patrimonial

Ela funciona como uma administradora de bens, como imóveis, terrenos, entre outros. Assim, eles são incorporados ao capital social da empresa e fica muito mais fácil de gerir os bens. Há ainda como vantagem a obtenção de benefícios fiscais e sucessórios.

Holding de Investimentos

Essa é uma forma diferente de investir dinheiro, pois você pode comprar ações de uma holding que controla determinada empresa. A prática proporciona economia na hora de aplicar o recurso e mais opções de escolha.

Quais são as vantagens de criar uma holding?

Constituir uma holding proporciona muitos benefícios, sejam eles para a família ou para a manutenção do patrimônio através das vantagem tributárias. Veja alguns exemplos:

Funciona como um planejamento sucessório

Ao criar a empresa para fazer a gestão dos seus negócios, você também protege a continuidade dessas atividades e dos bens. O que fica descrito na pessoa jurídica não precisa entrar em discussões jurídicas no inventário, o que dá segurança ao patrimônio da família. Além do mais, a sucessão da empresa pode ser planejada com mais tempo e repassada por meio de cotas.

Redução da carga tributária

A empresa gestora dos bens da família proporciona alguns benefícios para o dono de bens, como a redução da carga tributária sobre a pessoa física, retorno de capital por lucros e dividendos (forma que não incide a tributação) e a proteção patrimonial.

Como criar uma holding?

Para criar uma empresa gestora é necessário definir qual é a área que você pretende trabalhar, como o patrimônio da família ou bens do negócio. Depois, você precisa fazer um passo a passo:

  • defina os bens que serão integrados à empresa gestora;
  • determine como será o modelo de administração desse negócio e a forma de remuneração dos sócios;
  • divida as cotas de participação.

Muitas vezes, fica difícil para o empresário realizar esse trabalho sozinho ou apenas com a família. Nesses casos, recomenda-se a busca de um apoio jurídico para ter um suporte às questões legais e financeiras e evitar problemas no futuro.

Você tem a ideia de criar uma holding, mas ainda não sabe como dar o próximo passo?

O escritório de Advocacia Sander & Cella – Direito Empresarial possui uma equipe especializada de advogados e consultores que atuam na criação de Holdings e outros instrumentos para proteção patrimonial ou sucessão empresarial.  

Entre em contato, temos profissionais experientes neste tema que podem ajudá-lo!

Compartilhe nas redes sociais

Andrei Bueno Sander

Advogado inscrito na OAB/SC n.º 15.381, especializado em gestão empresarial pela fundação getúlio vargas, pós-graduando em direito digital e compliance pela damásio educacional. Trabalha na área do direito empresarial, auxiliando empresários e investidores desde o ano de 2000, nas esferas consultiva e contenciosa, alÉm de ministrar aulas como professor universitário e palestras em eventos estaduais e nacionais. Atua tambÉm como administrador judicial em recuperações judiciais e falências e é vice-presidente da comissão de direito digital da OAB – subseção de Chapecó – SC. É investidor anjo, mentor dos programas inovativa Brasil e finep startup e um dos idealizadores do Desbravalley - ecossistema de empreendedorismo, tecnologia, startups e inovação da região oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *